Para vencer demanda Secretaria de Meio Ambiente precisa contratar mais 62 servidores, passando de 31 para 93

O Secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Wagner Yonegura, afirmou que não tem condições de atender toda a demanda do município. Segundo ele, seriam necessárias mais seis equipes, aumentando o quadro de servidores externos de 31 para 93. Hoje são mais de 1,4 mil serviços na lista de espera: 470 podas, 108 retiradas de árvores e 860 vistorias.

Atualmente três equipes fazem esse trabalho, uma de poda com 12 pessoas, uma de retirada de árvores com 15 servidores, e uma de plantio com 4 funcionários. Yonegura disse que precisaria de mais duas equipes em cada um desses segmentos. O secretário explicou que os pedidos da população são analisados e colocados na programação, casos de urgência “furam a fila”, como árvores com risco de queda e situações referentes a vendavais. A equipe de retirada de árvores atende 60 solicitações por mês e a de poda atende 25, essa única equipe sendo responsável pela limpeza de todos os terrenos públicos.

Terrenos com mato alto são facilmente encontrados pela cidade, até mesmos lotes públicos. A população cobra solução, pois o mato concentra animais e insetos peçonhentos, colocando em risco os moradores. Só o gabinete do vereador Fernando Hallberg (PDT) recebe quase que semanalmente pedidos de ajuda relativos a esse problema que afeta diretamente toda a comunidade. Yonegura atendeu o gabinete por meio de ofício.

Foto: Arquivo

Assessoria de Imprensa / Fernando Hallberg