Guerra à Covid19
Em meados de março, com o surgimento da pandemia de Covid-19, um grande número de fake news passou a circular nas redes sociais, espalhando desinformação de maneira irresponsável e perigosa. Nesse momento, identificamos a necessidade de criar canais de comunicação confiável com a população de Cascavel, e demos início à campanha: Guerra à Covid-19.

Durante os meses que se seguiram, desenvolvemos em nosso site e redes sociais, uma coletânea de publicações informativas, comunicando desde medidas de prevenção e combate ao vírus, até orientações atualizadas de como a população poderia procurar o serviço público no contexto de isolamento social. Através das mensagens diretas, também estivemos abertos a responder cada dúvida individual, identificar problemas, receber e encaminhar denúncias, e reunir sugestões.

Gestantes Cascavel Covid19 - Grupo de informações e orientação.
Percebemos que durante a pandemia, pouco ou nada existia em Cascavel, de conteúdo voltado exclusivamente para gestantes. Com o objetivo de criar um canal de comunicação compartilhada, em que as mães pudessem esclarecer dúvidas e trocar informações uma com as outras, desenvolvemos o grupo: Covid-19 – Gestantes – Cascavel.
Informação e Ciência
Desenvolvemos uma série de LIVES (transmissões ao vivo) com a participação de estudiosos e autoridades das ciências biológicas, para levantar informações atualizadas de estudos relacionados à Covid19 em várias partes do mundo, abordando o comportamento do vírus e identificando possíveis cenários da doença em nosso município, sob uma perspectiva científica. Também transmitimos conversas sobre o funcionamento dos exames de detecção de Covid19 e sobre o Projeto de Lei que propõe a transparência do Centro de Operações em Emergências de Cascavel.
Projeto de lei Transparência do COE
No dia 26 de Fevereiro, o município de Cascavel divulgou a criação do COE (Centro de Operações de Emergências) como uma resposta às emergências de saúde pública. Composto por representantes de diversos departamentos da saúde municipal, o COE faria análises do impacto da pandemia na saúde em Cascavel, ajudando a gestão na tomada de decisões estratégicas.

Entretanto, apesar de reunirem servidores públicos, tratando de interesses também públicos, as discussões do COE não são abertas para que a população possa acompanhar. O sigilo das informações ali discutidas tem feito com que a população seja pega de surpresa nas decisões e decretos do município. Gerando ainda, inaceitação dos decretos e decisões municipais por parte de muitos, bem como desconfiança dos dados divulgados.

Pensando nisso, elaboramos o Projeto de Lei 275 de 2020 que propõe a transmissão ao vivo, via internet, de todas as reuniões do Centro de Operações e Emergências (COE). O projeto tem o objetivo de tornar acessível e transparente as discussões do COE, para que a população não seja pega de surpresa nas decisões da gestão e possa se certificar que as ações do município estão sendo tomadas livres de interesses pessoais, e sempre com base nas recomendações das autoridades em saúde pública.

Notícias Covid19