Desde 2017, esta data, 31 de outubro, é oficialmente, na esfera municipal, o Dia da Reforma Protestante, isso devido a Lei n. 6776/2017 de autoria do vereador Fernando Hallberg (PDT). Na época, para embasar o projeto de lei, o parlamentar foi pesquisar sobre essa vertente do cristianismo, o resultado da pesquisa foi o seguinte:
O dia 31 de outubro de 1517 é uma data importante para os cristãos protestantes/evangélicos de todo o mundo. Quando o monge católico Martinho Lutero, da ordem de Santo Agostinho, fixou suas 95 teses na porta da igreja do Castelo, em Wittembetg (Alemanha), ele estava conclamando o povo e os eruditos a repensarem o modo como interpretavam e viviam o cristianismo.
Lutero combateu vários desvios doutrinários de sua época praticados pela Igreja Católica. Ele também traduziu a Bíblia para o alemão, dando acesso à população. A coragem de Lutero o levou a sofrer excomunhão por meio de uma bula editada pelo papa Leão X. Assim, ele rompia de vez o elo com a Igreja Católica. Atualmente, há quase 1 bilhão de protestantes no mundo e várias denominações como os luteranos, os pentecostais, os presbiterianos, os metodistas e os batistas.
2019 é o aniversário de 502 anos da Reforma Protestante.
Conheça a Lei Municipal n. 6776/2017:
Assessoria de Imprensa/Fernando Hallberg