Utilidade pública para Cascavel Rugby garante novos investimentos

Nesta semana, a Associação Cascavel Rugby Clube conseguiu o título de utilidade pública concedido pela Câmara Municipal. Através do Projeto de Lei 105/201, apresentado pelo vereador Fernando Hallberg (PPL) a associação habilitou-se a participar de chamamentos públicos e privados, realizar projetos sociais e participar de competições oficiais e não-oficiais.

Os atletas já conseguiram, inclusive, participar de um chamamento público nesta semana e obtiveram R$ 30 mil para financiar projetos.

O rúgbi começou em Cascavel em 2000, com Tierry Leroy, um francês que estava na cidade desenvolvendo pesquisas na área agrícola e chamou um grupo de amigos para praticar o esporte. No início os jogos eram realizados no campo da associação do bairro Tropical, mas com o aumento no número de praticantes os jogos passaram a serem realizados no campo do Centro Esportivo Ciro Nardi.

No final do ano de 2000, Tierry voltou à França e deixou Jacson Sekula como responsável pela equipe. Em 2001 Jackson também se afastou da equipe, por motivos particulares. Neste ano foi confeccionado o primeiro uniforme da equipe. No final de 2002, o atleta Fabiano Fuscatini foi para Santa Catarina onde atua no Joinville Rugby.

Devido a uma drástica diminuição no número de praticantes a modalidade ficou paralisada até o ano de 2006 quando, ao retomar à cidade, Fabiano, com o auxílio do seu irmão Nilo, reorganizou o Cascavel Rugby Clube. Neste período a equipe começou a participar de campeonatos e no ano de 2008 ficou em 4º lugar no Campeonato Estadual de Rugby.

Em 2008 realizou o primeiro Torneio Internacional de Seven a Side de Cascavel, com a participação de equipes do Brasil, Paraguai e Argentina. Em 2010 o clube foi vice-campeão do paranaense de Seven a Side, sendo que participou inclusive do campeonato brasileiro de Sevens em 2011. Em 2011 com a inclusão da modalidade -Rugby Sevens- nos jogos abertos do Paraná a equipe sagrou-se campeã, quando a modalidade ainda estava na fase experimental nos Japs. Em 2012 quando a modalidade já estava consolidada a equipe foi campeã novamente do torneio, feito esse que se repetiu em 2015 – última edição do evento – sendo, portanto, a equipe a atual campeã dos jogos abertos de Rugby 7’s.
Em 2017 foi criado a liga do interior de rúgbi XV, campeonato que contou com seis municípios participantes (Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Umuarama, Cianorte e Guaíra). O campeonato aconteceu no primeiro semestre sendo o time de Cascavel Rugby campeão. No segundo semestre acontecerá o mesmo evento com os mesmos participantes, porém na modalidade de Rugby Sevens.

A história do esporte na cidade mostra a importância de reconhecer de utilidade pública a instituição que tem por finalidade principal a promoção do esporte, a ampliação da atividade educacional por meio do esporte, o desenvolvimento de programas e projetos de atividade física, a promoção do voluntariado e a promoção da qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa/CMC