10 respostas para dúvidas sobre as ações que estão em prática em Cascavel

O enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) em Cascavel já conta com várias medidas de proteção para a população. No entanto, há ainda algumas dúvidas. Para te esclarecer sobre as principais medidas que estão sendo realizadas no Município, confira esse material:

1- Tenho um comércio posso manter aberto ao público? Não. O decreto 15.313 determina o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais que tenham atendimento ao público, com exceção de estabelecimentos essenciais, como mercados, farmácias e postos de combustíveis, esse último das 6h às 18h. Aliás, se você tem conhecimento de um comércio aberto, denuncie ao 156.

2 – Os mercados estarão abertos? Sim. Os mercados, hipermercados, quitandas, açougues e demais estabelecimentos do gênero têm a permissão para prestar o atendimento. No entanto, esses comércios devem atender com restrição ao público à metade de sua capacidade de lotação, conforme os seus alvarás de funcionamento e/ou laudo do Corpo de Bombeiros. Eles deverão ainda limitar o quantitativo de itens de um mesmo produto por pessoa, de acordo com sua capacidade de estoque, garantindo o acesso ao maior número de pessoas aos produtos, sendo sujeitos à fiscalização. O horário de funcionamento deve ser das 8 às 19h, de segunda a sábado, ampliando as medidas preventivas e respeitando o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, especialmente nas filas.

3- Há toque de recolher em Cascavel? Sim. A partir desta segunda-feira (23), os cascavelenses terão toque de recolher. Dessa forma, nenhum cidadão deve estar nas ruas das 20h às 6h, em exceção os que tiverem uma justificativa plausível, como o trabalho em serviços essenciais.

4 – Casas Lotéricas podem funcionar? E os bancos? As Casas Lotéricas poderão atender ao público, desde que restrinjam o atendimento em seu interior e adotem medidas para manter distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas que estiverem na fila, devendo disponibilizar álcool gel 70% e intensificar os cuidados de higiene. Já os bancos não têm a liberação para funcionar em Cascavel. 5 – Os restaurantes podem abrir? Os restaurantes não podem abrir para o atendimento ao público. No entanto, está permitido o serviço de entrega de refeições e drive-thru das 7h às 20h. O mesmo serve para padarias e food trucks.

6- Os acessos à cidade estão liberados? A Guarda Municipal de Cascavel em conjunto com a força policial do Estado do Paraná, realizará bloqueio de inspeção sanitária em veículos em todas as entradas rodoviárias de Cascavel, objetivando identificar pessoas acometidas pelo COVID-19. A partir desta segunda-feira, forças de segurança farão bloqueios nas entradas da cidade para monitorar quem chega. Esse rastreamento se faz necessário para reduzir os riscos de circulação do vírus em Cascavel. “No entanto, nenhuma pessoa que chegar a Cascavel para executar um trabalho necessário, uma entrega ou busca de produto, dentro dos serviços essenciais terá problema”, afirma o prefeito Leonaldo Paranhos. Pessoas com consultas médicas já marcadas também poderão entrar na cidade. Agentes de segurança irão abordar todos os veículos e questionar o motivo da vinda até Cascavel. 7- Estou com sintomas do novo coronavírus, o que devo fazer? Primeiramente, não saia de casa. Se você se sentir com alguma dificuldade de respirar, tosse, febre alta e entre outros deve imediatamente entrar em contato com o Call Center da Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel. O contato é o (45) 3096-9090. As linhas estão congestionadas, por isso, insista na ligação. Para os casos moderados que forem verificados pela telemedicina, uma equipe irá até a residência ou os pacientes poderão ser transportados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Tancredo Neves, onde há um espaço específico para o atendimento. 8 – Cascavel tem quantos casos confirmados de coronavírus? O Município conta hoje com um caso confirmado de Covid-19. A paciente é uma mulher de 42 anos que esteve recentemente nos Emirados Árabes Unidos. É o único caso confirmado até agora, o restante é tudo fake news.

9- Ainda haverá a Campanha de Vacinação Contra Gripe? Sim, a campanha segue ativa, mas com a adoção de novas medidas sanitárias para proteger à população, inclusive com vacinação em ambiente externo. Uma das ações mais pontuais é a Blitz da Vacina, em que os idosos nem precisarão sair do veículo, uma vez que a dose será aplicada dentro do próprio carro. A vacinação inicialmente será destinada somente a pessoas acima de 60 anos e ocorrerá até dia 16 de abril, das 9h às 17h, em frente ao PMI (Programa Municipal de Imunização), que fica na Rua Presidente Kennedy, nº 2546, no Bairro Coqueiral. Confira aqui os pontos de vacinação.

10 – O transporte público está circulando? Conforme determinação do prefeito Paranhos o transporte coletivo urbano está totalmente suspenso, com exceção ao aos profissionais da área da saúde devidamente identificados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cascavel – https://www.fatooufakecascavel.com.br/post/10-respostas-para-d%C3%BAvidas-sobre-as-a%C3%A7%C3%B5es-que-est%C3%A3o-em-pr%C3%A1tica-em-cascavel