Vereadores propõem soluções para a causa animal em Cascavel

Com um número crescente de animais de rua em Cascavel, a necessidade de políticas públicas para o controle populacional se tornam emergenciais. Diante disso, os vereadores Fernando Hallberg, Policial Madril e Serginho Ribeiro se reuniram, ontem (19), com cidadãos que já atuam na causa em Cascavel e conhecem de perto essa situação para, juntos, encontrarem soluções para o problema.

Propor, via projeto de lei, a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas do Bem Estar Animal é uma das ações previstas. A ideia é que tenha um órgão colegiado para discussão desses assuntos e que possua poder de deliberação. Somado a isso, será enviado ao prefeito Leonaldo Paranhos a sugestão de um departamento do bem estar animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente.

Seguindo o exemplo de outras cidades, os voluntários e os vereadores vão buscar modelos de microchipagem de animais para implementar em Cascavel.

Uma das queixas dos voluntários refere-se à saúde dos animais. Por isso, os vereadores vão intermediar um encontro com o secretário de Saúde, Rubens Griep, para resolver a questão da vacina gratuita contra raiva de cães e gatos no município.

Participaram da reunião, os integrantes dos grupos de cachorros, Ana Claudia e Lilian Tavares e o cuidador de animais Fabiano Pereira. Além de Marileia Renostro Zachi e Rosangela Favarin, que já trabalharam nesta área durante a última gestão.

Assessora: Crislaine Güetter