Conheça detalhes do sistema de transporte público de Cascavel

O sistema de transporte público de Cascavel possui cinco terminais de transbordo e ainda uma estação de integração temporal. São 60 linhas interligando todos os pontos da área urbana e parte da área rural (São João). Aproximadamente 70 mil pessoas usam o transporte diariamente. Duas empresas são responsáveis pelas operações, a Pioneira e a Viação Capital. O valor vigente da tarifa é R$ 3,90. Atualmente só é possível pagar a passagem, dentro dos ônibus, por meio do cartão Vale Sim (mais detalhes adiante).

Os terminais e a Estação Central estão localizados em pontos estratégicos:

TERMINAL  LOCALIZAÇÃO
Sudoeste (amarelo) (Detran/Estádio Olímpico)
Oeste (verde) (Rodoviária/Prefeitura)
Nordeste (vermelho)  (Ceasa/BR-467)
Leste (azul) (Gramado/Centro de Eventos)
Sul (Unioeste/Carlos Gomes)
Estação Central   (Centro/Catedral)

Integração Temporal

A integração temporal começou a vigorar em fevereiro deste ano, quando o novo sistema de transporte iniciou as operações. Essa modalidade consiste na troca de ônibus, fora do terminal, sem necessidade de um novo pagamento dentro de um período determinado de tempo.

Isso foi implantado devido a linha que atende a Avenida Carlos Gomes e o Terminal Sul. O trajeto não contempla nem um outro terminal, a linha sai da região da Unioeste, vai para o Centro e volta para a Unioeste. A linha Pq. São Paulo/Sul também não chega a outros terminais e por esse motivo também participa da integração temporal. Esse processo só ocorre na Estação Central (Catedral) e no Colégio Auxiliadora (Ponto final Pq. São Paulo).

Vale Sim

O sistema de cartões Vale Sim já está há mais de 10 anos atendendo os usuários do transporte público de Cascavel. Atualmente o pagamento da passagem é feito de maneira exclusiva pelos cartões. São cinco modalidades de cartão (Vale-transporte regular; Express; Estudante; Gratuidade [idoso]; Gratuidade [necessidades especiais]):

Vale-transporte regular: trabalhadores e usuários frequentes (moradores);

Express: visitantes e ou pessoas que usam poucas vezes o sistema;

Estudante: meia-passagem para alunos matriculados em faculdades, escolas e colégios;

Idoso: gratuidade para maiores de 60 anos;

Especial: pessoas com direito à gratuidade devido a alguma necessidade especial ou deficiência.

Como fazer? Com exceção do Express, os demais cartões, obrigatoriamente, devem ser solicitados na Central Vale Sim, que fica anexa ao Hotel Copas Verdes, ao lado da Catedral, no Centro de Cascavel. A pessoa deve levar comprovante de endereço, cópia dos documentos pessoais, e caso necessário documentos extras (para gratuidade ou meia-passagem), nesses casos ligue no (45) 3036-3738 ou acesse www.valesim.com.br e tire suas dúvidas.

A recarga dos cartões, e também a compra do Express, são realizadas na central, nos terminais, ou em um dos pontos espalhados pelo comércio de Cascavel. A primeira via de qualquer cartão é gratuita. Em caso de perca, roubo, ou quebra, é cobrado um valor para uma nova emissão (10 vezes o preço da passagem vigente, atualmente R$ 39).

Linhas

São 60 linhas em operação, interligado todos os pontos da cidade, você pode ter acesso aos percursos e aos horários acessando o link: https://www.cettrans.com.br/pagina.php?id=22. É bom ficar atendo e montar o melhor trajeto, para isso o aplicativo CittaMobi pode te ajudar, ele está disponível nas lojas Android e Apple.

Importância dos corredores exclusivos

Os corredores exclusivos das avenidas Brasil, Tancredo Neves e Barão do Rio Branco dão agilidade as operações, sem o tráfego de outros veículos, o trajeto sofre pequenas interrupções. Ainda há um sistema inteligente que gera comunicação entre os ônibus e semáforos, diminuindo o tempo de espera nessas paradas. Outro ponto importante é que veículos, como ambulâncias e viaturas policiais, podem utilizar o corredor, agilizando a prestação de serviço.

Lei de desembarque fora do ponto para mulheres

A Lei Municipal nº 6.060/2012 estabelece que as mulheres, após às 22h, podem desembarcar fora do ponto de parada regulamentado, desde que seja em um local de estacionamento permitido e dentro do trajeto regular. Para solicitar a parada, a usuária deve pedir ao motorista informando o local de desembarque desejado.

Lei de meia-passagem (Farmácias Básicas/Populares)

A Lei Municipal nº 4450/2006, alterada pela Lei Municipal nº 6397/2014, dá o direito aos passageiros, que buscam medicamentos nas Farmácias Básicas e Populares de Cascavel, a pagarem meia-passagem. Para isso, o usuário deverá solicitar um carimbo, na sua receita, ao atendente do serviço, depois, dentro de um período de até uma hora, a pessoa deve apresentar o documento para o motorista do coletivo, que vai autorizar o desembarque pela porta dianteira. Lembrando que o embarque deve ocorrer sempre em pontos próximos as farmácias.

Assessoria de Imprensa/Fernando Hallberg