Projeto de Lei institui a Semana de Conscientização sobre o Parto Humanizado

O momento do parto é um dos mais especiais na vida de uma mulher, porém quando falamos de parto humanizado isso nos remete à uma preparação durante a própria gestação do bebê para que essa experiêcia que deve ser maravilhosa tanto para mãe quanto para o bebê, não seja traumática.

Parto Humanizado vai muito além do parto natural. É um conjunto de ações de empoderamento das mamães para que elas tenham conhecimento e liberdade para fazerem as escolhas corretas. A mamãe precisa sentir segurança nesse momento tão importante.

Precisamos evitar também a violência obstétrica, caracterizada por agressões físicas, verbais e psicológicas ou por alguma forma de omissão de atendimento.

Para alertar as mulheres sobre os seus direitos e, combater a violência abstétrica, os vereadores Fernando Hallberg (PPL) e Paulo Porto (PCdoB) protocolaram nesta quarta-feira (28) o Projeto de Lei n˚84/2017 que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana de Conscientização sobre o Parto Humanizado.

A humanização do parto é um processo que tem gerado muitos debates e dúvidas nos últimos anos. Inclusive existe a lei n˚ 6.644 no município de Cascavel que permite a presença de doulas nos estabelecimentos de saúde.

Para a elaboração do projeto os vereadores contaram com o apoio da doulas Aline Worm e Carine Paulo Dassoler, do grupo Gesta Cascavel. De acordo com o projeto a difusão das informações ocorrerá sempre na primeira semana do mês de maio, em alusão ao dia das mães comemorado no mês de maio.

Clique aqui e baixe o Projeto de Lei!

 

 

Se inscreva aqui para acompanhar a tramitação deste projeto!

 

[facebook_likebox case_type=”like_box_popup” fbl_id=”8″][/facebook_likebox]