Obras na Tito Muffato mal sinalizadas causam acidente fatal e caso chega ao MP

No dia 3 de março de 2018, um jovem de 30 anos, que circulava pela Avenida Tito Muffato, em obras e mal sinalizada, perdeu o controle da moto ao passar por um trecho em que havia acúmulo de pedras e acabou falecendo após cair e colidir com o poste de iluminação.

A ocorrência – que poderia apenas somar-se à lista diária de ocorrências de trânsito – chama a atenção pela omissão do Poder Público e da empresa responsável pelas obras em sinalizar corretamente o local e garantir o funcionamento adequado da iluminação urbana. A afirmação é dos vereadores Fernando Hallberg (PPL) e Pedro Sampaio (PSDB), que encaminharam ao Ministério Público (MP) nesta sexta-feira (16) o Ofício nº 222/2018, pedindo que 5ª Promotoria de Cascavel “apure a responsabilidade criminal do Município de Cascavel e da empresa executora da obra em questão, pelo acidente citado e pela morte deste jovem de 30 anos”.

Como explica Hallberg, a Avenida Tito Muffato passa por uma grande revitalização, demandada pela comunidade por muitos anos, porém, as obras de responsabilidade da empresa SCG CONSTRUTORA DE OBRAS LTDA não contam com sinalização adequada em seu perímetro de execução, que compreende do término da Avenida Brasil até o viaduto do Guarujá. São aproximadamente 40.781.49m² de pavimentação acompanhada de serviços como demolição de boca de lobo, destoca de árvore, escavação, remoção de meio fio, terraplenagem, drenagem, meio-fio de concreto com sarjeta, calçada em concreto, rampas para deficientes, plantio de grama, plantio de grama e sinalização vertical e horizontal. Pelo serviço, a empresa SCG deve receber aproximadamente R$ 4.771 milhões.

“Este acidente não foi uma fatalidade, pois quando o poder público é omisso – e neste caso foi omisso duas vezes – e deixa de fazer aquilo que tem obrigação de fazer, nosso entendimento é que o poder público tem responsabilidade por este acidente”, criticou Pedro Sampaio. Para eles, além de assumir apurar o caso com seriedade, a prefeitura deve fiscalizar com urgência as obras para assegurar a indicação correta do local, impedindo novos acidentes e outras mortes evitáveis.

Assessoria de Imprensa/CMC