O maior aplicativo de mobilidade urbana do mundo esta prestes a desembarcar em Cascavel

Integrar múltiplas opções de mobilidade urbana é uma necessidade de nossas cidades. Recebemos através de um cidadão Sr. Rafael Fraga a indicação de implantação de um aplicativo que está presente em mais de 70 países e no Brasil já possui mais de 13 milhões de usuários, o Moovit. Em Foz do Iguaçu e Toledo o aplicativo está em funcionamento desde 2016.

O Moovit é uma excelente forma de utilizar diferentes meios de transporte disponíveis em uma cidade e planejar a melhor forma de se deslocar em função do quanto deseja gastar ou quanto tempo quer demorar até o seu destino. O aplicativo possui informações do transporte público coletivo, informando o tempo do trajeto e as paradas próximas a sua localização e também informa em quanto tempo passará o próximo ônibus na parada desejada.

Através do app também é possível chamar um táxi ou um Uber pelo aplicativo, pois o mesmo possui integração com a Easy Táxi e com o Uber. Caso deseje se deslocar a pé ou de bicicleta o trajeto e o tempo necessário também será informado. O aplicativo ainda é capaz de calcular rotas que misturam trechos de táxi e ônibus, por exemplo, o que pode gerar trajetos ainda mais rápidos e não tão caros.

Ao estar com o aplicativo aberto o usuário encaminha informações de forma passiva e anonimamente transmite os seus dados de velocidade e de localização para o Moovit, este por sua vez integra estes dados recebidos com os horários de transporte público para melhorar os resultados do plano de viagem através das informações de outros usuários. Além de compartilhar passivamente os dados, os usuários podem enviar ativamente relatórios, incluindo razões para os atrasos, superlotação, a satisfação com o motorista, limpeza e disponibilidade de wifi.

Para o seu melhor funcionamento é necessário que os ônibus possuam um GPS, pois desta forma a mesma será disponibilizada em tempo real para a central do Moovit, porém os próprios celulares com GPS servem também como fonte de informação para o MOOVIT. Os mapas com as rotas e paradas dos ônibus são elaborados através da comunidade de usuários do Moovit que utiliza mapas do Open StreetMap um projeto colaborativo para criar um mapa livre e editável.

Moovit é acessível a deficientes visuais, pois o mesmo fornece alertas sonoros. Ele ainda oferece a possibilidade de salvar os trajetos mais acessados pelo usuário e esta disponível gratuitamente, para os dispositivos Android e iOS.

Foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores no dia de hoje um requerimento solicitando para a Cettrans a relação de rotas e pontos de ônibus de Cascavel para que possibilite implantação do Moovit em nossa cidade.

Faça download do requerimento clicando aqui!