Município deve discutir e combater violência contra a mulher, defendem vereadores

Os vereadores Fernando Hallberg (PPL) e Policial Madril (PMB) propuseram nesta semana a instituição da Semana Municipal de Combate à Violência contra a Mulher, que deve acontecer anualmente na última semana do mês de novembro. A proposição é resultado de uma audiência pública realizada em 2018.

“O problema da violência contra as mulheres envolve relações afetivas e econômicas, projetos de vida e famílias compartilhadas e quando acontece, afeta toda a sociedade”, explica o vereador Hallberg. Na opinião dos proponentes, a semana municipal deverá ser palco de debates conceituais e políticos sobre a questão do enfrentamento da violência contra a mulher e também um espaço de proposição de políticas públicas formuladas e executadas a nível municipal. 
Para Madril, “o enfrentamento exige ação conjunta dos órgãos e instituições de segurança pública, educação, justiça, assistência social e saúde para diminuir as desigualdades de gênero, promover o empoderamento das mulheres e garantir atendimento qualificado e humanizado para quem está em situação de violência”.

No Brasil, acontecem cinco espancamentos a cada dois minutos, um estupro a cada 11 minutos, um feminicídio a cada 90 minutos e mais de um milhão de relatos de agressão em 2016. Segundo o Banco Interamericano De Direitos Humanos, uma em cada cinco faltas ao trabalho no mundo é motivada por agressões ocorridas no espaço doméstico e as mulheres em idade reprodutiva perdem até 16% dos anos de vida saudável como resultado dessa violência.

Nas discussões que os vereadores vêm propondo, foram feitos ainda o envio de moções ao Governo do Estado, para que empenhe esforços para oferecer um novo local para a Delegacia da Mulher de Cascavel, disponha de mais efetivo para atendimento às mulheres e ainda retome os trabalhos da Câmara técnica de enfretamento à violência contra a mulher. Do Poder Executivo Municipal os vereadores solicitam que empenhe esforços para implantação do botão do pânico, disponha de maior efetivo de guardas municipais para Patrulha Maria da Penha e efetive a criação do Centro de Referência de Atendimento Integral à Mulher em Cascavel.

Assessoria de Imprensa/CMC