Hallberg denuncia falta de pediatras nas UPAs ao Ministério Público

O vereador Fernando Hallberg (PDT) protocolou nesta quarta-feira (17) um ofício ao promotor de Justiça Ângelo Mazzuchi Santana Ferreira solicitando que o Ministério Público determine ao município a disponibilização de profissionais pediatras em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), conforme orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e de Portarias do Ministério da Saúde.

“Foi anunciado pela prefeitura em 2018 que a UPA Veneza passaria a atender crianças após parceria feita com o Consamu. Também a UPA Tancredo foi ampliada e reformada para atender crianças e também adultos, como anunciou a comunicação da prefeitura na época”, explicou Fernando Hallberg. No entanto, embora o município de Cascavel tenha se comprometido em manter médicos pediatras nas Unidades de Pronto Atendimento, não é o que vem acontecendo, pois em recente episódio ocorrido na Upa Tancredo Neves no mês de maio, uma criança de apenas cinco anos morreu de apendicite aguda após ser liberada da UPA Tancredo e atendida por médico generalista.

Hallberg explica que “após recebermos a denúncia da família da menina que faleceu por suposta negligência, solicitamos para a Secretaria de Saúde de Cascavel qual o número de médicos pediatras lotados na UPA Tancredo”. Em resposta fornecida pelo CONSAMU e pela Secretaria, foi registrado que os médicos contratados pelo Consamu para atendimento na UPA Tancredo são clínicos gerais, somente diferenciados pela carga horária semanal (12h ou 24h), conforme previsto no contrato de rateio vigente. Ou seja, ficou confirmado que a UPA Tancredo Neves não possui pediatras, embora atenda crianças. Além do mais, no contrato de rateio entre prefeitura e Consamu não há qualquer indicação sobre a especialidade dos médicos ou carga horária.

Ainda, a UPA Brasília também não conta com pediatras em seu quadro de médicos.

Fonte: https://www.camaracascavel.pr.gov.br/noticias/item/9005-hallberg-denuncia-falta-de-pediatras-nas-upas-ao-ministerio-publico.html