Doação de Órgãos: Vereadores solicitam ampla divulgação de campanha em Cascavel

“Doação de Órgãos: Fale sobre isso”, esse é o nome da campanha da Secretaria de Estado de Saúde. O assunto ainda é tido como tabu e precisar ser mais bem explorado pela sociedade civil e também pelos poderes públicos.

Visto isso, os vereadores Fernando Hallberg (PDT), Serginho Ribeiro (PDT), Rafael Brugnerotto (PSB), Jorge Bocassanta (Pros), Mazutti (PSL), Misael Junior (PSC), Olavo Santos (PHS), Jaime Vasatta (Podemos) e Policial Madril (PMB), encaminharam a indicação n. 521/2019 ao prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) para explorar de forma mais ampla a campanha estadual na cidade.

A indicação se originou em uma reunião realizada, em junho, com a coordenadora da OPO (Organização de Procura de Órgãos e Tecidos), Patrícia dos Santos. Ela apresentou aos parlamentares o trabalho desenvolvido pela organização.  A OPO realiza o acompanhamento e acolhimento dos familiares de potenciais doadores e também de indivíduos que estão nos hospitais aguardando diagnóstico de morte encefálica.

A OPO cobre Cascavel, Foz do Iguaçu, Medianeira, Toledo, Pato Branco, Francisco Beltrão e Palmas. Os trabalhos são realizados em parceria com os profissionais das CIHDOTT (Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante). A organização também trabalha em conjunto com as equipes de captação dos centros transplantadores nas captações de órgãos. A OPO sempre está em busca por parceiros para divulgar a importância da doação, pois é um assunto relevante para toda a comunidade.

Respostas do Município

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai realizar reuniões mensais para capacitação junto as coordenações das unidades e serviços de saúde e vai divulgar e distribuir material sobre o tema.

A Secretaria de Comunicação Social inseriu na página inicial do portal do Município um banner da campanha com link direto para o site da Secretaria de Estado de Saúde.(http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3045)

A Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho da prefeitura está elaborando panfletos referentes ao assunto, que serão distribuídos a todas as unidades do Município. O tema também será inserido nas próximas palestras realizadas pelo Setor de Promoção a Saúde do Servidor.

Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos

Foi aprovado em 29 de setembro de 2015, na Câmara Municipal, a Lei n. 6534/2019, de autoria do vereador Robertinho Magalhães, que estabelece no Calendário Oficial de Eventos, o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos para ser lembrado em 27 de setembro. Também foi criado o “Setembro Verde”, mês para conscientização sobre a doação de órgãos.

Em anexo, informações da Secretaria de Estado de Saúde sobre a doação de órgãos e tecidos.

Assessoria de Imprensa/Fernando Hallberg