Diabetes: pacientes estão há dois meses sem lancetas, Hallberg apura o caso

Diversos pacientes, em tratamento de diabetes, procuraram o gabinete do vereador Fernando Hallberg (PDT) para informar que, há dois meses, não estão recebendo lancetas para medir a glicose sanguínea. A assessoria parlamentar questionou servidores das Farmácias Básicas, eles não sabiam quando o Município iria repor o estoque do item. Para diabéticos é fundamental a medição da glicose através do uso de aparelhos portáteis. É uma oportunidade do paciente ter o controle diário da própria saúde.   

Em virtude dessa ausência de material, a equipe do vereador montou o ofício n. 716/2019, que questiona a Secretaria de Saúde. Foi solicitado se a compra para reposição de estoque já se concretizou; previsão de chegada do item nas Farmácias Básicas; e onde houve a falha que prejudicou os pacientes.

Entenda: o que são lancetas?

Lancetas são dispositivos estéreis, apirogênicos e não tóxicos de uso único. São indicados para obter amostras de sangue capilar para testes sanguíneos, tanto para uso doméstico, como hospitalar. São de uso pessoal único e não devem ser compartilhadas.

Assessoria de Imprensa/Fernando Hallberg