Dia Municipal Sem Celular: fevereiro é o mês escolhido para contemplar a data; Hallberg protocola projeto de lei em breve

Você já pensou em ficar um dia inteiro sem celular? Dar uma pausa nas conexões virtuais e reestabelecer as conexões reais? Já refletiu sobre a quantidade de tempo que passa diante das telas dos smartphones e tablets? É, hoje é cada vez mais “difícil” viver sem o uso das novas tecnologias. Praticamente todas as atividades cotidianas estão interligadas aos aparelhos. Crianças, desde muito cedo já estão com um equipamento na mão. Mas até quando isso é saudável e não interfere na saúde?

Pensando nas primeiras perguntas, interligando com a última, o vereador Fernando Hallberg elaborou um projeto de lei que institui o “Dia Municipal Sem Celular” (06/02) e a “Semana de Sensibilização e Conscientização da Utilização da Tecnologia por Crianças e Adolescentes” (primeiros dias de fevereiro), visando melhorar a relação dos cascavelenses com os eletrônicos, que cada vez mais substituem o contato humano.

52% da população não consegue ficar um dia sem o celular

Segundo a reportagem do “Brasil Econômico”, publicada em fevereiro deste ano, 52% da população afirmou que não consegue ficar um dia inteiro longe do aparelho, desses, 15% disseram não poder ficar sem o celular nem por um minuto. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) Conecta, divulgada em 21/02. O levantamento foi feito, via internet, entre os dias 18 e 22 de outubro de 2018, com 2 mil pessoas das classes A, B e C de todo o país.

França já celebra o Dia Sem Celular

Conforme o site francês, RFI, colégios e liceus do país já celebram o “Dia Mundial Sem Celular”. Assunto levado a sério na França e adotado pelo Ministério da Saúde local. Crianças e adolescentes são incentivados a deixar o aparelho em casa para “colocar a cabeça para trabalhar”. Ainda conforme o RFI, apesar da resistência de alguns alunos, a maioria aderiu à campanha e deixou o celular em casa.

Já o jornal “Le Monde” pergunta no título de uma grande reportagem dedicada à data: “E se a gente se desconectasse?”. O periódico lembra que, atualmente, as crianças se conectam a dispositivos online desde os dois anos de idade e que, “no fim da vida, teremos passado mais de 100 mil horas conectados”.  

Sentido do Dia Municipal Sem Celular

O “Dia Mundial sem Celular” tem como objetivo, conforme o vereador Hallberg, levar a população cascavelense a refletir sobre as consequências perigosas do uso abusivo dos smartphones, como supressão dos limites horários, uma vez que o tempo virtual é estendido para além do local de trabalho; a insônia; e o estatismo (não sair da frente da tela do celular).

Processo

O parlamentar chegou à conclusão que deveria elaborar o projeto, após uma Audiência Pública sobre Mídias, Tecnologia e Saúde da Criança e do Adolescente, realizada no fim de maio, na Câmara Municipal. No encontro, debateu-se intensamente o impacto da tecnologia.

O projeto de lei está totalmente pronto, agora será protocolado. Depois disso será analisado pelas comissões parlamentares competentes. Adiante deverá entrar em sessão para ir à votação. Se aprovada pelos vereadores, vai para a sanção do prefeito.

Assessoria de Imprensa/Fernando Hallberg