Aprovada criação da campanha Setembro Amarelo

Na sessão desta terça-feira (10) o Projeto de Lei 86/2017, que institui a campanha Setembro Amarelo, foi aprovado por unanimidade. A proposta sugere a realização de atividades a cada ano para tratar do assunto e um dia específico – 10 de setembro – que seja um marco de um grande trabalho de prevenção ao suicídio.

O tema, considerado tabu nas famílias, escolas e também na imprensa, deve ser debatido com foco na prevenção. “É possível evitar o suicídio, desde que a fiquemos atentos aos sinais demonstrados pela nossa família, nossos amigos e colegas, encaminhando para que possam encontrar ajuda especializada”, defende Fernando Hallberg, autor do projeto.

Psiquiatras alertam para os principais fatores de risco: 90% das vítimas apresentam pelo menos um transtorno psiquiátrico, especialmente a depressão. Além disso, alcoolismo e uso de drogas, esquizofrenia; questões sociodemográficas, como isolamento social; psicológicos, como perdas recentes; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e neoplasias malignas são também considerados fatores importantes de risco.

O município de Cascavel já tem uma rede funcionando e trabalha de forma intersetorial, envolvendo desde a atenção básica nas UBSs, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) até o atendimento especializado de psiquiatria e psicologia.

Clique aqui e baixe o Projeto de Lei!

Assessoria de Imprensa/CMC